geral@safetyplus.pt 22 942 2508

Suporte Básico de Vida

O formando ficará com competências para abordar a vítima em segurança, reconhecer a pessoa inconsciente em paragem cardiorrespiratória e saber quando pedir ajuda, executar a abordagem básica da via aérea, massagem cardíaca e a posição lateral de segurança, identificar a obstrução de via aérea por corpo estranho e atuar.

Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho

O presente curso tem enquadramento na Lei 102/2009 de 10 de setembro alterada pela Lei 3/2014 de 28 de janeiro, que estabelece a obrigatoriedade da existência nas empresas de uma estrutura que assegure o atendimento de emergência prestado no local de trabalho em situação de lesão ou de doença súbita que ocorre antes de chegar o atendimento especializado de emergência, visando evitar/minimizar o agravamento do estado de saúde do trabalhador e / ou assegurar as suas funções vitais.

A Informação Técnica 03/2012 (2.ª Edição - Jan. 2013) da Direção-Geral da Saúde - Formação em Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho - vem facultar diretrizes práticas de aplicação no disposto na Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, alterada pela Lei n.º 3/2014 de 28 de janeiro sobre estas matérias.

Esta formação tem como objetivo:

  • Dotar os trabalhadores de conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho da empresa, estabelecimento ou serviço, que permitam aplicar as medidas de primeiros socorros em situações de emergência que ocorram no contexto de trabalho;
  • Contribuir para minimizar as consequências adversas na saúde dos trabalhadores vítimas de acidentes e/ou de doença súbita no local de trabalho.

Nota: Esta formação privilegia a parte prática com recurso a manequins de reanimação, máscaras, talas e material de primeiros socorros (compressas de gaze, soro fisiológico, etc.). Atribuição de cartão de socorrista com validade de 3 anos de acordo com a Informação Técnica da Direção Geral da Saúde para formações com carga horária igual ou superior a 12h.

Ergonomia no Local de Trabalho

A ergonomia é a aplicação do conhecimento científico no design de objetos, sistemas e tecnologia utilizada pelo ser humano com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e aumentar os níveis de produtividade.

A Ergonomia contribui para a Segurança no Trabalho porque quando aplicada permite evitar:

  • Ausências dos trabalhadores por motivos de saúde;
  • Diminuição de queixas de dores corporais motivadas pelo trabalho;
  • Reduzir, as lesões músculo-esqueléticas decorrentes da atividade;
  • Diminuir a necessidade de recolocação profissional do trabalhador devido ao desgaste físico;
  • Diminuir o número de acidentes de Trabalho;